terça-feira, 15 de março de 2016

Bandas de Teixeira de Freitas na Década de 90

Share & Comment

 

 

Por Marcos Marcelo*
 
 
Gostaríamos de lembrar aos nossos leitores, que esse texto é apenas uma lembrança histórica musical da cidade, narrada por Ivan Souza (baterista) pedimos desculpas pelos músicos e bandas não citadas. O espaço está aberto para você contar a sua história, entre em contato com a nossa equipe.
 
 
No final dos anos 80 e início dos anos 90, o cenário musical de Teixeira de Freitas lançou grandes nomes da música em nossa região. Nessa época não havia grupos “Tecla voz” como existe hoje em dia, grupos formados por um tecladista, um guitarrista e o vocalista. Um dos pioneiros da nossa região nesse estilo pelo o que consta foi o ROBÉRIO E SEUS TECLADOS, que atualmente mora é e sucesso nos salões de São Paulo. A lista é imensa, é o que podemos perceber que muitas dessas bandas surgiram na mesma época e já não existe mais.
 
 
Segundo Ivan Souza (Batera) entre as bandas pioneiras em Teixeira de Freitas foi a Banda A BANDA CORES VIVAS, formada por Saulo que em relatos conta que o seu pai foi em Salvador, comprou todos os instrumentos inclusive um ônibus. A banda, no início ainda nos anos 80 era formada por músicos de fora, tempos depois os músicos teixeirenses foram se despontando, e em sua formação esteve Orlando no contrabaixo, Welligtom na guitarra, Ivam Souza na bateria, Rodolfo na Flauta, Wilson Salomão no violão e vocal, Saulo nos teclados e Carlinhos Souza na mixagem e percussão. Em seu histórico a participação do carnaval de 88 em Belmonte e na região. No Festival da Canção no início dos anos 90 no colégio Rômulo Galvão, Rancho Gool e no parque de Exposição.
 

BANDA FORÇA MAIOR fundada pelo popular “Tó” no início dos anos 90, a banda que passou grandes músicos como Leidinho no Contrabaixo, Ivan Souza na bateria, Zezinho do leite na guitarra, Cacau e Maverique nos vocais, entre outros como Tiago e Orlando. Inclusive tivemos a informação que o Robério e Seus Teclados também fez parte dessa formação. Atuou em muitos carnavais fora e aqui da região.

 
A inesquecível BANDA POWER fundada em 1989 por “Valtinho da Power Som” atualmente reside em Posto da Mata e continua trabalhando com sonorização e que trouxe talentos de outras regiões como alguns músicos que ainda residem em Teixeira de Freitas como Fofão que na atualidade trabalha em projetos sociais, ligado ao PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e o baterista Dudú, que continua seguindo carreira na música trabalhando como freelancer em algumas bandas da cidade e da região. Também fazendo parte dessa formação Xandy no contrabaixo, Paulão na guitarra, Pretinho (Ivan) nos teclados, Pato e Ratinho nos vocais. A banda foi muito requisitada na época tocando em vários lugares e continua em evidência, em Fortaleza no estado do CE.
 

BANDA PULSAÇÃO fundada em 1993 por Dudu batera, Fofão e Wando, que além de mixador é empresário no ramo de sonorização. A banda por muitos anos trabalhou na Barraca Barramares em Porto Seguro, atuando na quinta e domingo e foi uma das pioneiras aqui na cidade em colocar dançarinas profissionais da barraca Tôa a Tôa. Uma das bandas da cidade que mais trabalhou em outros estados adquirindo respeito e admiração por todos sendo referência na época até por músicos da cidade de Eunápolis, que sempre foi forte em questão de musicalidade. A banda era formada por Dudu na bateria, kinha do contrabaixo, Moisés na guitarra, Fábio Campêllo nos Teclados Fábio Campêllo que atualmente mora em Vila Velha no ES, Fofão na percussão e nos vocais grandes nomes como Dé, Paulinho, Marcio Barney e Jorginho da Bahia. E se desfez em meados de 1996.
 

A BANDA AGITO fundada em 1994, passaram grandes músicos como Cleber Camargo nos teclados, Claudinho guitarra e vocal, Metaches na bateria, Eliel no contrabaixo entre outros. E afirma o dono da banda o Saulo, o mesmo da banda Cores Vivas que o pai do axé Luiz Caldas esteve na região nos anos 80 tocando em sua banda, e tempos depois seguiu carreira solo e ganhou o Brasil.
 
 
A BANDA EMPACTO fundada em 1994 por Tiago que atualmente continua fazendo barzinhos e atuando em festas particulares pela cidade. Embalaram grandes carnavais da região participando de grandes eventos políticos e festas particulares. Tivemos a informação que passou pela banda o professor de bateria Wilham Batera, o saudoso Gilberto nos teclados, Fábio Campêllo no contrabaixo, e no vocal Fagner.
 
 
A BANDA TRAÇOS também no mesmo ano fundada pelo baterista Ivan Souza, o narrador desta história, a banda tinha Fábio Campêllo nos teclados, jean Gomes na guitarra, o saudoso Gilberto no contrabaixo, na percussão Charles (Charlinho mixador) e nos vocais, Marcio Barney, Mayla e Jorginho da Bahia.
 

A BANDA 90 GRAUS, Uma das pioneiras em trazer músicos de fora para a cidade, fundada nos anos 90 pelo empresário Bené, dono do trio Meusa. Passaram alguns músicos como Ailson (Boneco) de caravelas na guitarra, Eloyno no contrabaixo que atualmente é proprietário do grupo Carro de Playboy, Jânio no vocal, e outros. A banda atuou em carnavais, bailes, formaturas e outros eventos.
 
 
A BANDA AIPIM COM SAL fundado em 1993 pelo empresário Paulão que continua atuando e trabalhando com aluguel de palcos, sonorização e carros. A banda foi idealizada, devido o sucesso estrondoso do TRIO XODÓ de Medeiros Neto, que era muito presente na cidade. A lista de músicos que passaram pela banda é imensa, entre eles o baixista Gil Barbosa que atualmente mora em Goiania e trabalha com o cantor sertanejo Thiago Brava, Tikão na bateria e saíram grandes nomes como os compositores Ed Lemos da banda Love Beat e o guitarrista Dinho com sucessos emplacados com os Garanhões. Banda Embalava os bailes da cidade e da região.



Quem não se lembra da BANDA CHAMEGO EXPRESS? Que foi referência em toda região, que surgiu também na década de 90. O proprietário da Banda Alemão do grupo Os Garanhões, até hoje se recorda e se emociona dessa grande máquina musical teixeirense. A Chamego Express foi referência por muitos anos se desfez no inicio dos anos 2000 e deixou saudades por onde passou. Atuou em carnavais fora e da região, bailes, formaturas e comícios que nessa época era muito forte esse tipo de festa política, o chamado showmício. A banda teve em sua formação Rei Mendes na bateria, Aderlândio (Del Ribeiro) no contrabaixo, Clériston (Kell) nos teclados, jean Gomes na guitarra, , Charlinho na percussão, Welcon Sales, Elson Vinny Vocais entre outros também como Jânio.
 
 
O cenário musical teixeirense tem uma participação importantíssima na história da cidade, muitas bandas não foram citadas, foram perdendo referência, os empresários mudaram de ramo, os músicos que já não moram mais aqui na cidade.
 
 
Alguns nomes como BANDA PRA ABALÁ, BANDA AMANHECER, CONSEQUÊNCIA DO FORRÓ, BANDA EPIDEMIA, BANDA ZIRIGUIDUM, PASSARAM POR AQUI DANY RABELLO, BANDA ATÔA, TRIBAL BAND, BANDA FUZZUÊ E BANDA VENDAVAL, também ganham o nosso respeito pela contribuição histórica musical em Teixeira de Freitas.

 
Tags:

Escrito por:

Assistente Social, Pesquisador, Músico, Produtor Musical, Compositor, Publicitário e blogueiro.

3 comentários:

  1. Massa!! Anos 80, 90... Lembro delas... JÁ assisti muitos ensaios da banda força maior, quando eu vinha do CEPROG à noite! Eles tinham um certo bloco de poo rock e curtia muito eles fazer Léo Jaime: Nada mudou!

    ResponderExcluir

 

Últimas Postagens

Postagens mais visitadas

Copyright © Teixeira Musical | Designed by Templateism.com