sábado, 2 de julho de 2016

INTEGRANTE DO GRUPO NOVOS BAIANOS SE APRESENTOU EM TEIXEIRA DE FREITAS

Share & Comment
Paulinho Boca de Cantor 

Por Marcos Marcelo *

Aconteceu nessa sexta feira (01) de Julho a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Teixeira de Freitas. No dia 3 até 9 de Julho, o evento ocorre na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus de Porto Seguro. O Secretário Estadual de Educação Walter Pinheiro esteve no encontro e o tema esse ano é Sustentabilidade, Tecnologia e Integração Social. A programação incluiu apresentação de boas-vindas com participação de 36 professores indígenas da rede, do município de Prado - BA, além de cursos formativos voltados para estes educadores, a exemplo de palestras e mesas redondas

O evento contou também com uma aula show sobre a história da música baiana, e foi ministrada nada mais nada menos pelo artista, compositor e cantor popular PAULINHO BOCA DE CANTOR, um dos integrantes da maior banda baiana de todos os tempos, OS NOVOS BAIANOS, que influenciou uma grande geração, e continua influenciado até os dias atuais. Começou sua carreira musical como "Crooner" de orquestra em 1963 no grupo Orquestra Avanço, que atuava em Salvador e no interior da Bahia.

Paulinho Boca de Cantor, Moraes Moreira, Baby do Brasil, Luiz Galvão e Pepeu Gomes

No ano de 1969, fundou ao lado do PEPEU GOMES, BABY CONSUELO que atualmente adotou o nome BABY DO BRASIL, LUIZ GALVÃO E MORAES MOREIRA, o grupo NOVOS BAIANOS. Era um dos principais compositores do grupo, ao lado de Luiz Galvão junto com o grupo lançou 10 álbuns de estúdio, entre eles o álbum ACABOU O CHORARE , premiado pela Revista Rolling Stone em Outubro de 2007 como o álbum mais influente e o melhor feito em todos os tempos, o melhor álbum brasileiro da história. Em 1976 criou o "Trio Elétrico dos Novos Baianos" e junto com Moraes Moreira colocou o som vocal pela primeira vez nos trios elétricos, o que se tornou obrigatório até os dias de hoje. 


Luiz Galvão, baby do Brasil, Paulinho Boca de Cantor e Moraes Moreira


Em 1979, com o fim do grupo, todos os integrantes firmaram carreira solo, além de se apresentar desde os anos 60 em shows musicais por todo Brasil e no exterior é também um estudioso da origem da musicalidade Brasileira, tendo produzido e apresentado trabalhos sobre a história da música brasileira em resultados e pesquisas, valorizando o patrimônio artístico e cultural. Esperamos uma visita do Grupo Novos Baianos em Teixeira de Freitas, atualmente eles se juntaram e estão participando de vários projetos pelo País. 







Tags:

Escrito por:

Assistente Social, Pesquisador, Músico, Produtor Musical, Compositor, Publicitário e blogueiro.

1 comentários:

 

Últimas Postagens

Postagens mais visitadas

Copyright © Teixeira Musical | Designed by Templateism.com